Lídice da Mata anuncia lançamento de programa de segurança pública em Salvador 

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou em Plenário, nesta terça-feira (7), o lançamento pelo governo da Bahia, do Programa Pacto pela Vida.

– Não se trata de apenas mais um programa de segurança pública desarticulado e destinado à resolução de problemas pontuais, mas sim de um pacote de ações integradas entre várias instâncias do poder público e da civil organizada com vistas à redução dos índices de criminalidade – afirmou.

Entre as medidas do programa, informou Lídice da Mata, estão a convocação de 3.500 policiais militares, além de investimentos estaduais na criação da Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização, do Departamento de Homicídios e no fortalecimento do Departamento de Narcóticos.

– Ao articular políticas de segurança com ações sociais; priorizar a prevenção e buscar atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social, o Pacto pela Vida coaduna-se com as premissas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania [Pronasci], outra iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país – disse.

Milton Santos

Lídice da Mata homenageou ainda o geógrafo e professor Milton Santos (1926-2001), lembrando os dez anos de sua morte.

– Milton Santos foi um vencedor, um mensageiro da esperança, um guerreiro da palavra que, sempre com um sorriso amável, nunca parou de lutar e nos deixou um arsenal de idéias sobre as complexas e problemáticas relaçõesdo mundo globalizado e as possibilidades de construirmos um futuro melhor para todos – lembrou.

Teste do Pezinho

A parlamentar se referiu também à comemoração, no último domingo (5), do Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi instituída pela Lei nº 11.605/2007, com o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância do exame na prevenção e controle de doenças que podem deixar graves seqüelas nos portadores que não forem diagnosticados precocemente.

Da Redação / Agência Senado