Rio de Janeiro, 16 de Agosto de 2026

Justiça suspende repasse da Caixa para obra das Olimpíadas, diz fonte

A Justiça Federal do Rio de Janeiro bloqueou repasse de recursos da Caixa Econômica Federal a um consórcio responsável por obras do Complexo de Deodoro dos Jogos Olímpicos do Rio

Terça, 29 de Março de 2016 às 10:55, por: CdB

 

O Complexo de Deodoro é o segundo principal pólo de instalações esportivas dos Jogos Olímpicos

  Por Redação, com Reuters - do Rio de Janeiro:   A Justiça Federal do Rio de Janeiro bloqueou repasse de recursos da Caixa Econômica Federal a um consórcio responsável por obras do Complexo de Deodoro dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por suspeita de fraude, disse nesta terça-feira uma fonte envolvida na organização do evento.
jogosrio.jpg
A decisão judicial foi tomada acatando solicitação do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria-Geral da União
De acordo com reportagem do jornal O Globo desta terça, a Justiça bloqueou repasse de R$ 128,5 milhões ao consórcio Complexo Deodoro, formado pelas construtoras Queiroz Galvão e OAS, por suspeita de fraude na documentação dos serviços de terraplanagem da obra. A decisão judicial foi tomada acatando solicitação do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria-Geral da União. A Justiça Federal e o MPF disseram que não vão comentar o assunto, porque o processo corre sob segredo de Justiça. A Prefeitura do Rio de Janeiro, responsável pelas obras do Complexo de Deodoro, disse que ainda não foi notificada sobre a decisão judicial, assim como a Caixa Econômica Federal. O Complexo de Deodoro é o segundo principal pólo de instalações esportivas dos Jogos Olímpicos. Lá serão disputadas modalidades como hipismo, pentatlo moderno, tiro, rúgbi, canoagem slalom e hóquei sobre a grama. As obras no local, estimadas em mais de R$ 800 milhões, demoraram a sair do papel e eram consideradas umas das maiores preocupações dos organizadores dos Jogos até recentemente, quando finalmente entraram no cronograma previsto. De nove instalações esportivas em Deodoro, sete já foram inauguradas e falta concluir apenas o Centro Olímpico de Tiro e o Centro Olímpico de Hipismo, sendo que só o centro de tiro está sendo tocado pelo consórcio afetado pelo bloqueio de recursos determinado pela Justiça. – Risco de atraso não tem – disse a fonte envolvida diretamente na organização dos Jogos. "Está quase tudo pronto e praticamente todos os equipamentos já foram testados. Agora, cabe aos órgãos de fiscalizar tomar as suas providências." A obra de adaptação do Complexo de Deodoro para os Jogos Olímpicos seria inicialmente realizada pelo governo federal, mas depois passou para o governo estadual e, finalmente, foi assumida pela prefeitura. A construção só começou no segundo semestre de 2014, com mais de um ano de atraso. O local foi construído originalmente pelo governo federal para os Jogos Pan-Americanos de 2007.  
Tags:
Edições digital e impressa