Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Iraque: ataque conjunto curdo-americano elimina líder do EI

Arquivado em:
Segunda, 18 de Abril de 2016 às 08:19, por: CdB

O comunicado do Conselho identificou o líder como Abd Shabib al-Jabouri, também chamado de Abu Saif, divulgando que ele integrava o conselho de guerra do grupo jihadista

Por Redação, com Sputnik Brasil - Beirute:

Uma operação aérea conjunta de forças curdas e norte-americanas eliminou um dos líderes do grupo terrorista Estado Islâmico no Iraque, informou a agência inglesa de notícias Reuters.

Além dele, outros dois membros, chamados pela agência de seus assistentes, foram eliminados no sul da cidade iraquiana de Mossul, nesta segunda-feira.

estadoislamico-4.jpg
Além dele, outros dois membros, chamados pela agência de seus assistentes, foram eliminados no sul da cidade iraquiana de Mossul

Os terroristas foram mortos durante uma operação aérea, com a utilização de helicópteros, realizada pelas forças especiais dos EUA e forças curdas, divulgou o Conselho curdo regional de segurança.

O comunicado do Conselho identificou o líder como Abd Shabib al-Jabouri, também chamado de Abu Saif, divulgando que ele integrava o conselho de guerra do grupo jihadista.

Em uma operação realizada um dia antes, testemunhas oculares e fontes de segurança curdas disseram que tropas da coalizão liderada pelos EUA desembarcaram de helicóptero no norte de Mossul e capturaram pelo menos um membro do EI.

Lucros do EI

O grupo terrorista Estado Islâmico registra perda de territórios e problemas financeiros.

Os lucros do grupo jihadista EI caíram cerca de 30% desde meados de 2015 porque os terroristas perderam territórios e sofreram muitos danos na sua infraestrutura na Síria, causados pela operação aérea da Rússia e os ataques da coalizão liderada pelos EUA.

A respectiva informação foi divulgada por um relatório publicado recentemente pela empresa analítica IHS, especializada em dados de inteligência e análises militares. A IHS divulga regularmente relatórios sobre os territórios controlados pelo Estado Islâmico (proibido na Rússia e reconhecido como terrorista no Brasil).

De acordo com o relatório, metade dos lucros dos terroristas é resultado de impostos e da apreensão de propriedades e negócios, 43% são provenientes da produção de petróleo e seu contrabando.

A IHS nota que, nos últimos 15 meses, o EI perdeu 22% dos seus territórios devido à campanha aérea da Força Aeroespacial russa realizada na Síria ao pedido de Bashar Assad e aos ataques da coalizão liderada pelos EUA.

– Em meados de 2015, o lucro mensal total do EI era cerca de US$ 80 milhões. Em março de 2016, este montante caiu para US$ 56 milhões – escreve Ludivuci Carlino, analista chefe da IHS.

A produção de petróleo pelo grupo terrorista caiu de 33 mil para 21 mil barris por dia no mesmo período, destaca o relatório.

Ainda de acordo com este, o dano causado aos jihadistas pelos ataques aéreos forçou o grupo a introduzir uma série de novas taxas para compensar as perdas financeiras.

Deputados Europeu

Dois motoristas de deputados do Parlamento Europeu têm ligações ao grupo terrorista Estado Islâmico (proibido na Rússia).

De acordo com o jornal alemão Der Spiegel, citado pela emissora russa RT, entre os pertences dos dois motoristas foram achados discos com matérias de propaganda terrorista do grupo EI.

Segundo foi divulgado, um motorista dirigia os carros dos eurodeputados em Estrasburgo e o outro, em Bruxelas. Ambos foram contratados por empresas privadas.

Após o aparecimento da informação, foi realizada uma série de verificações, durante da qual foi estabelecida a ligação criminosa ou passado criminoso de vários outros motoristas.

A presidência do Parlamento Europeu tomou a decisão de abdicar dos serviços de empresas privadas e romper todos os laços existentes com elas.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo