Inflação para famílias de baixa renda inicia o ano em ritmo menos intenso, mostra FGV

7/2/2012 11:22,  Por Redação, com ABr - de Brasília

Inflação

Segundo o IPC o ritmo da inflação para as famílias de baixa renda caiu de 1% para 0,86%

O ritmo de inflação para famílias com rendimentos até 2,5 salários mínimos diminuiu no primeiro mês do ano, ao passar de 1% em dezembro de 2011 para 0,86% em janeiro de 2012, segundo o Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1). O indicador foi divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com esse resultado, o IPC-C1 superou o IPC-BR, que mede a inflação para o conjunto de famílias com rendimentos até 40 salários mínimos e ficou em 0,81% em janeiro. A taxa acumulada pelo IPC-C1 nos últimos 12 meses, no entanto, ficou em 5,43%, abaixo do acumulado pelo IPC-BR (5,88%).

Para as famílias de renda mais baixa, em janeiro a inflação pesou menos em quatro das sete classes de despesas pesquisadas: alimentação (de 1,74% para 0,58%), habitação (de 0,42% para 0,38%), vestuário (de 1,51% para -0,2%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,79% para 0,24%).

Segundo a FGV, subiram com menos intensidade ou tiveram redução os preços de carnes bovinas (de 3,63% para -1,68%), tarifa de eletricidade residencial (de 0,56% para -0,41%), roupas (de 1,53% para -0,71%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (de 1,29% para 0,39%).

Por outro lado, aumentaram os gastos com educação, leitura e recreação (de 0,77% para 3,54%), transportes (de 0% para 3,25%) e despesas diversas (de 0,21% para 0,29%). Ficaram mais caros os cursos formais (de 0% para 9,87%), a tarifa de ônibus urbano (de 0% para 3,60%) e o alimento para animais domésticos (de -1,28% para 2,59%).


Matérias Relacionadas:

  1. Inflação oficial soma 286,63% em quase duas décadas de Plano Real
  2. Inflação é problema do mundo inteiro, diz Tombini
  3. Diminui o otimismo das famílias com a economia, aponta Ipea
  4. Taxa de investimento do país é insuficiente para manter ritmo de crescimento, diz Armínio Fraga




Compartilhe esta matéria:


Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

Os comentários estão desabilitados!


Últimas buscas:
  1. baixa renda
  2. inflação


Edição Impressa


Edição de Ontem