Humberto Costa defende ministro e nega fogo amigo do PT 

12/1/2012 18:57,  Por Agencia Senado

Primeiro governista a se manifestar em Plenário, o líder do PT no Senado, senador Humberto Costa (PT-PE), elogiou a iniciativa do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, de falar ao Congresso Nacional espontaneamente. O senador classificou o ato como uma demonstração de que o ministro não tem nada a temer e de que ele pode esclarecer as questões sobre aplicação de recursos em sua pasta.

Sobre a aplicação de recursos do ministério, Humberto Costa observou que a pasta não trabalha apenas na prevenção de calamidades, mas também com ações de assistência e reconstrução das regiões atingidas. Segundo ele, no balanço global dos investimentos, o ministro teria agido com equidade, atendendo às necessidades de todas as regiões.

Humberto também defendeu a construção das cinco barragens em Pernambuco, que, segundo o ministro explicou ao Congresso, teriam sido responsáveis pela concentração de recursos no estado – primeiro ponto denunciado pela imprensa e criticado pela oposição. Para o senador por Pernambuco, as barragens são fundamentais para seu estado e para Alagoas, como forma de evitar futuras tragédias como a que ocorreu em junho de 2010 com a morte de 47 pessoas.

O líder do PT aproveitou para negar que o governo se empenhe mais em proteger ministros petistas envolvidos em denúncias do que ministros de partidos aliados, como Bezerra, do PSB. Humberto citou como exemplo a audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, acusado de envolvimento no escândalo da compra de dossiês durante as eleições presidenciais de 2006. O ministro compareceu ao Senado em junho de 2011, a pedido do líder do PSDB, Alvaro Dias.

Humberto Costa rebateu críticas de Alvaro Dias de que o principal problema do governo federal é o loteamento de cargos entre partidos políticos aliados.

- Vamos afastar esta fantasia, porque o PSDB, quando pôde fazer a reforma administrativa que poderia dar fim a isso, não o fez e inchou ainda mais o estado com terceirizações – acusou.

Em resposta a Humberto Costa, o ministro Fernando Bezerra ressaltou que a construção das barragens em Pernambuco conta com 50% de recursos vindos do governo do estado e que o governo federal não mais arcará exclusivamente com ações da Defesa Civil, que serão feitas de maneira integradas entre União, estados e municípios.

Mais informações a seguir

Da Redação / Agência Senado


Matérias Relacionadas:

  1. Humberto Costa aponta avanço no diálogo do governo com governadores do Norte e Nordeste 
  2. Relator defende arquivamento de representação contra Valdemar Costa Neto
  3. Ministro Joaquim Barbosa nega liminar a deputados estaduais do Amapá
  4. Na PEC 300 e na Emenda 29 a oposição brinca com fogo
  5. Wilson Santiago defende mais recursos para acabar com analfabetismo 




Compartilhe esta matéria:


Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

Os comentários estão desabilitados!


Últimas buscas:
  1. humberto costa
  2. alvaro dias
  3. humberto
  4. humberto costa defende
  5. humberto costa pernambuco
  6. mercadante
  7. ministros
  8. quem será o ministro da ciência e tecnologia
  9. senador humberto costa


Edição Impressa


Edição de Ontem