Governo do Estado e Prefeitura apresentam Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente apresentaram, nesta segunda-feira (16/04) à tarde, o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II. O evento foi realizado no gabinete e contou com a presença de produtores rurais e lideranças do setor no município. A iniciativa oferece financiamentos para projetos agrícolas com foco na proteção ambiental, na inovação produtiva, no acesso ao mercado e geração de renda, além da presença de produção familiar.

O Governo do Estado lançará um edital para a primeira chamada de projetos ainda este ano e, até lá, as associações de agricultores devem elaborar as suas propostas. O representa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Renato Nunes, lembrou que o financiamento varia entre R$ 157.500,00 e R$ 420.000,00, com contrapartida por parte das entidades. Poderão apresentar projetos associações ou cooperativas agrícolas, além de organizações da sociedade sem fins lucrativos ligadas à área ambiental.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Oswaldo Nagao, esta é uma boa notícia para os produtores mogianos. Ele explicou que a secretaria está aberta para os agricultores e associações que tiverem interesse em participar do projeto. “Além disso, o representante da Secretaria do Meio Ambiente e São Paulo esteve aqui e se colocou à disposição para nos orientar no que for preciso”, frisou.

Também participaram do evento o chefe de Governo, Luiz Sérgio Marrano, a secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, e os vereadores Pedro Komura e Odete Sousa. (MAS)