Gianni Infantino, 45 anos, ex-secretário-geral da Uefa, e venceu por 115 votos a eleição
Por Redação, com Agências de Notícias - de Zurique:
O ítalo-suíço Gianni Infantino venceu a eleição para a sucessão de Joseph Blatter no comando da Fifa, nesta sexta-feira, com 115 votos no segundo turno. Infantino disputou a vaga com o xeque do Bahrein Salman bin Ebrahim Al Khalifa, 50 anos, seguidos pelo príncipe jordaniano Ali Bin Al-Hussein, e o francês Jérôme Champagne.
- Queridos amigos, não posso expressar meus sentimentos. Vamos recuperar a imagem e o respeito da Fifa - disse Infantinoem seu discurso.
Delegados de mais de 200 países votaram para escolher um novo presidente no lugar de Joseph Blatter, dois dias depois de o suíço e do presidente da Uefa, Michel Platini, terem perdido as apelações dos veredictos que os baniram do esporte por violações éticas.
Uma série de reformas abrangentes, concebidas para evitar a corrupção na entidade que administra o futebol mundial, também irá a votação antes da eleição presidencial, e a expectativa é que seja aprovada. Entre elas estão limites aos mandatos de altos dirigentes e a divulgação de seus rendimentos.
Por ter sido afastado do futebol por seis anos, Blatter não pode comparecer ao Congresso da Fifa, mas muitos grupos e associações pediram seu conselho antes do pleito desta sexta-feira, de acordo com o suíço de 79 anos.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.