Funai investiga caso de criança carbonizada por madeireiros

7/1/2012 10:58,  Por Redação, com Vermelho.org.br

Carbonização

O caso da criança indígena queimada por madeireiros será investigado pela Fundação Nacional do Índio

A Fundação Nacional do Índio (Funai) enviou uma equipe para apurar o caso de uma criança indígena queimada por madeireiros em outubro no Maranhão. De acordo com o órgão, uma equipe estava se locomovendo, nesta sexta, de Imperatriz até a Terra Indígena de Arariboia, onde o crime ocorreu. De acordo com a Funai, informações mais precisas deverão ser divulgadas na próxima segunda-feira.

O caso teve destaque nesta semana com a ajuda de redes sociais, mas o crime ocorreu em outubro, segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A criança é da etnia Awá-Guajá, que vive isolada do contato com os brancos e divide o território com outros povos. O assassinato foi denunciado pelo povo Tenetehara, que também vive em Arariboia.

Os Tenetahara informam que costumavam ver os Awá-Guajá em caçadas na mata, mas que deixaram de encontrá-los depois que viram um acampamento com sinais de incêndio e com os restos mortais da criança. “Depois disso não foi mais visto o grupo isolado. Nesse período os madeireiros estavam lá. Eram muitos. Agora desapareceram. Não foram mais lá. Até para nós é perigoso andar, imagine para os isolados”, diz Luís Carlos Tenetehara.

O grupo acredita que os Awá tenham se dispersado para outros pontos de Arariboia temendo novos ataques. Segundo eles, a ação de madeireiros na região têm feito com que os Awá migrem do centro do território para as periferias, ficando sujeitos ao contato com a sociedade. As migrações também são motivadas pela extração madeireira, já que os Awá são essencialmente coletores.

A Funai informou que recebeu, em novembro, uma denúncia anônima sobre assassinatos de índios na região, porém sem especificar que havia uma criança entre as vítimas. O órgão também disse que protocolou denúncia junto à Polícia Federal e solicitou que uma investigação fosse feita.

Nenhuma matéria relacionada.





Compartilhe esta matéria:


Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

5 Comentários para “Funai investiga caso de criança carbonizada por madeireiros”

  1. Guilherme de Vasconcellos

    esses crimes não podem ficar impunes!

  2. João Bosco Soares dos Santos

    MAS ONDE ESTÃO E QUE FAZEM OS GOVERNOS, MINISTROS, GERENTES PÚBLICOS ESPECIALIZADOS?
    E OS RESPONSÁVEIS PELOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS, ADVOGACIAS, E DEFENSORIAS PÚBLICAS?

    E AS RIQUÍSSIMAS ONGNS???

  3. Malagoli

    De há muito os índios (legítimos donos desta terra) deveriam estar usufruindo da proteção governamental paga às custas do povo. Ademais, crime contra índios teria que obrigatoriamente ser considerado contra a segurança nacional. Isso é absurdo! Os madeireiros não conseguiriam remover o fruto de seu crime não fosse a impunidade que gozam devido a corrupção. Isto é triste.

  4. Brasil de Abreu

    É necessário uma investigação correta e com real conclusão, Vejam que já se passaram muitos meses, e como sempre as provas vão se camuflando com o pó do tempo. Um crime bárbaro que deve ser desvendado e os culpados punidos drásticamente. Estamos no terceiro milênio, e isso não pode acontecer.

  5. regina

    Pois é… em Outubro. E somente agora que chega ao conhecimento… deve ser devido a falta de meios de comunicação!!!!!

Os comentários estão desabilitados!


Últimas buscas:
  1. criança
  2. criança indigena
  3. funai
  4. indios trabalhando
  5. indios trabalhando na lavoura
  6. indios e da funai
  7. indios criança triste
  8. indios 2012 noticias
  9. indios 2012
  10. indio queimado


Edição Impressa


Edição de Ontem