Fifa: Associação Inglesa suspende apoio a Platini em eleição
A Associação Inglesa de Futebol suspendeu o apoio à candidatura de Michel Platini à presidência da Fifa, após descobrir "mais informações relacionadas a questões centrais do caso por meio dos advogados do sr. Platini".
Por Redação, com Reuters - de Londres/Zurique/Berlim:
A Associação Inglesa de Futebol suspendeu o apoio à candidatura de Michel Platini à presidência da Fifa, após descobrir "mais informações relacionadas a questões centrais do caso por meio dos advogados do sr. Platini".
Em um comunicado divulgado em seu site, a associação informou que "como resultado da descoberta desta informação, o conselho da associação concluiu na manhã desta sexta-feira que irá suspender seu apoio à candidatura do Sr. Platini à presidência da Fifa até que o processo legal seja concluído e a posição esteja clara".
Platini, presidente da Uefa, nega qualquer conduta ilegal.
A Associação Inglesa de Futebol suspendeu o apoio à candidatura de Michel Platini à presidência da FifaSobre pagamentoO presidente suspenso da Fifa, Joseph Blatter, disse a uma rede de TV suíça que possuía um "acordo de cavalheiros" com Michel Platini sobre o pagamento que está no centro de uma investigação criminal que levou à suspensão dos dois dirigentes.
– Era um contrato que tinha com Michel Platini, um acordo de cavalheiros, e foi o que aconteceu – disse Blatter à transmissora RROTV, em entrevista exibida nesta sexta-feira.
Blatter e o presidente da Uefa, Michel Platini, foram suspensos na semana passada pela Fifa, envolvidos em acusações de corrupção, à medida que as entidades enfrentam investigações criminais na Suíça e nos Estados Unidos.
Alemanha investiga pagamento
A Federação Alemã de Futebol (DFB) disse nesta sexta-feira que está investigando um pagamento de 6,7 milhões de euros (US$ 7,61 milhões) do comitê organizador da Copa do Mundo de 2006 para a Fifa, que pode não ter sido usado como pretendido.
Mas a DFB informou não ter encontrado nenhum indício de irregularidades no processo de concorrência pelo direito de sediar aquele Mundial. A organização informou estar examinando a forma como foi usado um pagamento do comitê organizador alemão em 2005 para o programa cultural da entidade máxima do futebol mundial.
– Com a investigação em curso em relação à Fifa, e por causa de mais especulação nos meios de comunicação, a Associação Alemã de Futebol se voltou internamente para a concessão da Copa do Mundo de 2006 – disse em um comunicado.
– No âmbito dessas investigações, a DFB não encontrou nenhum indício de irregularidades e também nenhum indício de que votos de delegados foram comprados.
A DFB disse que havia sido informada do pagamento feito em 2005 à Fifa pelos organizadores alemães da Copa do Mundo de 2006 e estava verificando se o dinheiro foi usado para o programa cultural da federação mundial, como se pretendia. A investigação ainda não foi concluída, disse a DFB.
– Ao mesmo tempo que a investigação prossegue, a DFB teve conhecimento de que em abril de 2005 um pagamento de 6,7 milhões de euros foi feito pelo comitê organizador da Copa do Mundo de 2006 para a Fifa – disse a entidade alemã.
– Isso pode, potencialmente, não ter sido usado para os fins a que se destinava – diz o comunicado, acrescentando que a entidade está examinando todos os aspectos legais do caso e a possibilidade de uma demanda para o retorno do dinheiro.
Desde maio a Fifa está envolvida em sua maior crise em 111 anos de história, depois que 14 dirigentes do futebol e executivos do marketing esportivo foram indiciados nos Estados Unidos por suborno, lavagem de dinheiro e fraude bancária, em um rol de acusações envolvendo mais de US$ 150 milhões em pagamentos.
Após as detenções, autoridades suíças iniciaram uma investigação própria e no mês passado abriram um processo penal contra o presidente da Fifa, Joseph Blatter, por má gestão criminosa.
Blatter foi suspenso do cargo por 90 dias pelo próprio comitê de ética da FIFA, bem como Michel Platini, que chefia a associação dirigente do futebol europeu e é o favorito para suceder a Blatter na eleição presidencial do próximo ano.
Em julho de 2000, a Alemanha venceu a África do Sul, então favorita, e ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2006 por 12 votos a 11. A África do Sul realizou o Mundial de 2010.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.