Europa projeta imposto sobre operações financeiras, tipo CPMF
O acordo para um imposto sobre as transações financeiras está próximo, depois de reuniões neste sábado entre ministros das Finanças dos 11 países da União Europeia
Por Redação, com agências internacionais - de Bruxelas:
O acordo para um imposto sobre as transações financeiras está próximo, depois de reuniões neste sábado entre ministros das Finanças dos 11 países da União Europeia dispostos a introduzir a taxa, que lembra a Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), que vigorou no Brasil. A afirmação é do Comissário Europeu de Assuntos Econômicos e Monetários, Pierre Moscovici.
Moscovici é favorável à criação de um novo imposto
– Hoje fizemos um importante, se não decisivo, progresso ... Este acordo está ao nosso alcance – disse Moscovici a jornalistas após o encontro em Luxemburgo, acrescentando que a meta é selar um acordo antes do final do ano.
Alemanha e França propuseram o imposto sobre as transações financeiras (ITF) em 2012, em meio à crise da dívida da zona do euro. Como mais um símbolo político do esforço para corrigir os excessos atribuídos à pior turbulência financeira das últimas décadas, a questão vinha sendo debatida desde então.
Apenas 11 dos 28 países da União Europeia aceitaram, em princípio, a introdução do ITF, que complementaria taxações similares já em vigor em alguns países europeus, como a Alemanha.
– Demos importantes passos em frente – afirmou o ministro das Finanças italiano, Pier Carlo Padoan, a repórteres depois da reunião deste sábado.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.