Rio de Janeiro, 06 de Maio de 2025

Europa projeta imposto sobre operações financeiras, tipo CPMF

O acordo para um imposto sobre as transações financeiras está próximo, depois de reuniões neste sábado entre ministros das Finanças dos 11 países da União Europeia

Sábado, 12 de Setembro de 2015 às 16:01, por: CdB
Por Redação, com agências internacionais - de Bruxelas: O acordo para um imposto sobre as transações financeiras está próximo, depois de reuniões neste sábado entre ministros das Finanças dos 11 países da União Europeia dispostos a introduzir a taxa, que lembra a Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), que vigorou no Brasil. A afirmação é do Comissário Europeu de Assuntos Econômicos e Monetários, Pierre Moscovici.
moscovici.jpg
Moscovici é favorável à criação de um novo imposto
– Hoje fizemos um importante, se não decisivo, progresso ... Este acordo está ao nosso alcance – disse Moscovici a jornalistas após o encontro em Luxemburgo, acrescentando que a meta é selar um acordo antes do final do ano. Alemanha e França propuseram o imposto sobre as transações financeiras (ITF) em 2012, em meio à crise da dívida da zona do euro. Como mais um símbolo político do esforço para corrigir os excessos atribuídos à pior turbulência financeira das últimas décadas, a questão vinha sendo debatida desde então. Apenas 11 dos 28 países da União Europeia aceitaram, em princípio, a introdução do ITF, que complementaria taxações similares já em vigor em alguns países europeus, como a Alemanha. – Demos importantes passos em frente – afirmou o ministro das Finanças italiano, Pier Carlo Padoan, a repórteres depois da reunião deste sábado.
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo