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Encontro com a Escola possibilita a formação continuada, estudos e planejamento dos educadores

16/4/2012 10:08
Por Prefeitura de Divinópolis


A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE) e em consonância com o Plano de Formação Continuada estabelecido pelos educadores da Unidade Escolar em 2012, oportuniza a formação continuada dos professores nos dias do calendário escolar destinados a estudo e discussão coletiva das ações pedagógicas a serem desenvolvidas com os alunos.

Ao longo dos meses de março e abril, a Equipe do CRPE apoia a direção escolar, no sentido de favorecer as discussões, os estudos e o planejamento pedagógico, junto aos profissionais da escola. Esta ação tem oportunizado aos professores do ensino fundamental uma ampla discussão e reflexão a respeito do uso das matrizes de referência curricular pelos professores dos anos iniciais e do material dos Currículos Básicos Comuns (CBCs) que subsidiam o trabalho dos professores do 6º ao 9º ano.

Por meio de fundamentação teórica e oficinas de aprendizagem, os professores da escola ratificam a importância da utilização das matrizes curriculares e dos CBCs como instrumentos que potencializam o planejamento pedagógico, propiciam ao aluno o desenvolvimento das capacidades necessárias e imprescindíveis a sua aprendizagem e favorecem o sucesso escolar refletido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), medido pelas avaliações externas.

Nesses momentos de estudos, os professores discutem questões pedagógicas relativas à avaliação da aprendizagem, à matriz curricular e à matriz de referência do PROEB. Assim, consolida-se a importância de ler e escrever como uma responsabilidade de todas as áreas do conhecimento, enfatizando-se a língua portuguesa e a matemática.

Na formação continuada dos professores da educação infantil, a equipe do CRPE aborda temas que privilegiam a reflexão sobre o desenvolvimento motor e a vivência das artes plásticas, suas relações com a prática pedagógica, a organização dos ambientes educativos e da rotina de educação infantil. Essa abordagem possibilita a criação de situações desafiadoras e interações significativas no processo aprendizagem. Além disso, com respeito à documentação, os estudos evidenciam as possibilidades de registros do professor e das crianças da Educação Infantil.

Para a realização dos encontros nas escolas, a equipe do CRPE conta com o apoio de outros professores da rede municipal que colaboram na coordenação das oficinas, valorizando suas experiências pedagógicas e propiciando a formação em rede.

Nesses encontros, além de estudar muito, os professores da escola estreitam os laços de equipe e, coletivamente, se fortalecem, se apropriam de novos saberes e protagonizam o processo de ensino e aprendizagem que acontece na unidade escolar.




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