Rio de Janeiro, 14 de Agosto de 2026

Dilma diz que inflação começa a diminuir

A presidenta Dilma Rousseff afirmou neste sábado que a inflação começou a diminuir, o que abre espaço para a redução da taxa de juros.

Sábado, 16 de Abril de 2016 às 08:29, por: CdB

 

O Banco Central vem reiterando que não trabalha com a possibilidade de cortar a taxa básica Selic, atualmente em 14,25 %, mas alguns economistas já veem a redução do juro adiante

  Por Redação, com Reuters - de Brasília:   A presidenta Dilma Rousseff afirmou neste sábado que a inflação começou a diminuir, o que abre espaço para a redução da taxa de juros.
inflacao-1.jpg
Em março, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,43 %, o nível mais baixo desde agosto do ano passado
– A inflação felizmente já começou a diminuir. Os consumidores já perceberam isso em seu dia a dia, na conta de luz e no preço dos alimentos. Esta é uma boa notícia porque interrompe a perda de poder de compra das famílias e abre espaço para a redução da taxa de juros – afirmou Dilma em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo. Em março, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,43 %, o nível mais baixo desde agosto do ano passado. Em 12 meses até março, a alta do índice ficou em 9,39 %, pela primeira vez abaixo dos dois dígitos desde outubro de 2015. Ainda assim, a inflação acumulada em 12 meses permanece bem acima do teto da meta estabelecida pelo governo para 2016, de 4,5 %  com tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou menos. O Banco Central vem reiterando que não trabalha com a possibilidade de cortar a taxa básica Selic, atualmente em 14,25 %, mas alguns economistas já veem a redução do juro adiante. A queda da inflação, porém, é resultado principalmente do ambiente atual de forte recessão vivida pelo país, que caminha para registrar no biênio 2015-2016 a maior contração da economia em mais de um século. Além da delicada situação econômica, o Brasil enfrenta grave crise política, com a presidenta sendo alvo de pedido de abertura de processo de impeachment na Câmara dos Deputados. O plenário da Câmara votará neste domingo se aceita ou não o pedido de impeachment.   – Sabemos que estabilizar a economia e o nível de emprego é tarefa urgente e fundamental, que enfrentaremos com ainda mais vigor, assim que superarmos a crise política – disse Dilma no texto que assina no jornal. A presidenta destacou que o Brasil está "vendendo mais produtos para o resto do mundo e, com isso, o superávit em nossa balança comercial é crescente". Ela também fez menção às elevadas reservas internacionais e ao investimento estrangeiro direto que "continua vindo para o Brasil". – Muitas de nossas dificuldades hoje são obra do golpismo e da aposta política no quanto pior melhor, que instabiliza o país desde a eleição – escreveu a presidenta.  
Tags:
Edições digital e impressa