Diário Oficial publica liquidação extrajudicial de empresas do grupo Oboé

10/2/2012 9:34,  Por Agência Brasil

Da Agência Brasil

Brasília – O Diário Oficial da União publicou hoje (10) o ato da liquidação extrajudicial de empresas do grupo Oboé, com sede em Fortaleza, Ceará. De acordo com ato, o relatório do interventor confirmou a “situação de insolvência da instituição e a prática de violação das normas legais disciplinadoras da atividade da empresa, com a existência de passivo a descoberto e a inviabilidade de normalização dos negócios da empresa”.

O Oboé já estava sob intervenção do BC desde 15 de setembro de 2011. A medida ocorreu após o descumprimento de determinações da Diretoria de Fiscalização do BC para saneamento do grupo e por dificultarem a supervisão bancária.

A liquidação extrajudicial atinge a Oboé Crédito, Financiamento e Investimento S.A., a Oboé Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A., a Oboé Tecnologia e Serviços Financeiros S.A., e a Cia. Investimento Oboé.

De acordo com a autoridade monetária, a determinação do regime especial (intervenção e liquidação extrajudicial) ocorre depois que a fiscalização do BC verifica algum tipo de problema na instituição financeira, como ausência de liquidez (recursos disponíveis), desvio de dinheiro, descumprimentos de normas ou não pagamento de obrigações.

Quando há a decisão de intervir, o primeiro passo é escolher um interventor. Nesse processo, existe a possibilidade de sanar os problemas da instituição, o que permite o retorno ao mercado. Mas isso raramente ocorre.

Depois da intervenção, a instituição financeira passa por um processo de liquidação extrajudicial, quando são vendidos os bens da empresa para pagar credores.

Edição: Talita Cavalcante


Matérias Relacionadas:

  1. BC decreta liquidação extrajudicial do grupo financeiro Oboé, de Fortaleza
  2. Diário Oficial publica portaria que autoriza microcrédito para pessoas com deficiência
  3. Banco Central faz leilão de dólares com liquidação futura
  4. Banco Central anuncia leilão de dólares com liquidação futura
  5. IRPF 2012 já tem regras para declaração publicadas no Diário Oficial




Compartilhe esta matéria:


Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

Os comentários estão desabilitados!


Últimas buscas:
  1. oboe jornal


Edição Impressa


Edição de Ontem