Publicidade

Di sem censura

5/5/2004 6:18
Leonardo Esteves


Está disponibilizado na Internet o curta-metragem Di, dirigido por Glauber Rocha. O filme foi proibido de ser exibido pela família de Di Cavalcanti, que não teria aceitado a homenagem do cineasta, que filmou o velório do pintor no Museu de Arte Moderna e seu enterro. Muito já foi escrito (inclusive uma tese de mestrado), mas o filme continua proibido. Foi exibido algumas vezes nos últimos anos, mas sem aviso prévio em “sessões surpresas”. A saída encontrada pela família Rocha foi disponibiliza-lo em um provedor estrangeiro. O endereço é www.dicavalcantidiglauber.us/. A narração/ narrativa de Di é um bom exemplo da eloqüência de Glauber em seus últimos anos de vida. Certamente é um testemunho muito mais enriquecedor do que o perfil levantado por Silvio Tendler em seu lamentável Glauber o filme: labirinto do Brasil.
                                                            *****
A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo está lançando a Coleção Aplauso, com biografia de grandes personalidades do cinema, da TV e do teatro, coordenada por Rubens Ewald Filho. Os primeiros lançamentos trazem biografias de Carlos Reichenbach, João Batista de Andrade e Anselmo Duarte (este escrito pelo jornalista/ crítico Luís Carlos Merten). A coleção ainda traz O Caçador de Diamantes, de Vitório Capellaro, que, teoricamente, teria sido o segundo roteiro cinematográfico produzido e filmado no Brasil. Para os próximos lançamentos está a biografia de Carlos Manga e Fernando Meirelles.




Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

Deixe um comentário