Rio de Janeiro, 17 de Dezembro de 2025

CPI do BNDES: Eike Batista nega ter negócios com Bumlai

O empresário Eike Batista negou à CPI do BNDES, nesta terça-feira, ter negócios com o empresário José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula.

Terça, 17 de Novembro de 2015 às 10:12, por: CdB
Por Redação, com Agência Câmara - de Brasília: O empresário Eike Batista negou, em depoimento à CPI do BNDES, nesta terça-feira, ter negócios com o empresário José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula investigado pela Operação Lava Jato por suspeita de ter intermediado pagamentos de propina de empresas contratadas pela Petrobras.
bndes-repweb.jpg
Eike Batista disse que o BNDES não teve qualquer prejuízo com os financiamentos feitos a empresas de seu grupo
- Nunca tive nada com o senhor Bumlai. Nunca paguei nada a ele. O encontrei duas vezes. Meu relacionamento com o BNDES não tem relação com políticos - disse, ao responder pergunta do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), um dos autores dos requerimentos para sua convocação. Jordy questionou o empresário a respeito de denúncias de que a empresa OGX teria usado recursos do Fundo da Marinha Mercante, financiamento feito com a destinação exclusiva para a construção de navios-plataforma, para outros fins. - Isso nunca existiu - respondeu o empresário. - Mas o senhor continuou a atrair investidores, mesmo depois de constatar que não havia petróleo suficiente nos seus campos, o que deu prejuízos - rebateu o deputado. “Eu tinha um fundo soberano com meu sócio da holding (OGX). O fundo tinha como garantia as ações da companhia. Todo o dinheiro obtido com a venda das ações foram direcionados para pagamento dos credores”, explicou Batista. Batista voltou a afirmar que o BNDES não teve qualquer prejuízo com os financiamentos feitos a empresas de seu grupo. E revelou que, como deu garantias pessoais a todos os financiadores de seus projetos, seu patrimônio, hoje, é negativo em US$ 1 bilhão. - Então o senhor está falido? - perguntou Jordy. - Não estou falido. Espero resolver isso nos próximos dez dias e voltarei ao mercado - respondeu o empresário. - O senhor é um fenômeno - ironizou o deputado, que disse não estar satisfeito com as explicações fornecidas pelo empresário a respeito das acusações de que deu prejuízos a investidores e manipulou o mercado ao ocultar a baixa produtividade dos poços de petróleo obtidos pela OGX. - Eu sei - respondeu Batista, que provocou risos na audiência pública. - O senhor, de bobo, não tem nada - concluiu Jordy.
Tags:
Edições digital e impressa