Concluídas as preparatórias, SBC começa dia 23 as deliberativas do Orçamento Participativo

O A Prefeitura concluiu, neste sábado (14), as reuniões preparatórias do Orçamento Participativo (OP) nas 20 regiões de São Bernardo do Campo. A partir do dia 23 começam as plenárias deliberativas, nas quais a população elegerá as prioridades de sua região. Cerca de 100 moradores das regiões do Riacho Grande e Santa Cruz participaram do encontro na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Graciliano Ramos.

Segundo o secretário-adjunto de Orçamento e Planejamento Participativo, a proposta desses encontros com a comunidade é mobilizar a população para as plenárias decisivas, que seguem até 19 de maio nas 20 regiões de São Bernardo.

“Em 2010, quando realizamos as deliberativas, 92% das demandas eleitas como prioridade pela população foram incorporadas ao Orçamento da cidade. E isso só se consegue com a participação plena das comunidades”, afirmou.

Os encontros regionais tiveram a finalidade de esclarecer de que forma se dará o processo participativo neste ano e chamar a atenção da população para a importância do comparecimento às plenárias deliberativas.

“Nestas preparatórias, dialogamos com a população sobre a importância de priorizar as demandas e o que realmente deve ser escolhido como prioridade da região”, disse o secretário-adjunto.

Durante as plenárias deliberativas, serão eleitas três demandas por região e uma que poderá ser da cidade, o que inclui obras ou projetos. A primeira reunião deliberativa do OP será realizada no dia 23, às 19h, na Emeb Aldino Pinotti (Rua dos Vianas, 2.399), no Jardim Farina.