Chuva coloca em prova Defesa Civil de São João de Meriti

Subsecretaria de Imprensa

Chuva coloca em prova Defesa Civil de São João de Meriti

Mesmo com a grande precipitação pluviométrica na cidade meritiense, principalmente nos bairros entre Vilar dos Teles e o município de Duque de Caxias – Parque Araruama, Jardim Metrópole, Jardim Íris – não houve vítimas fatais. Nestes locais, a densidade de chuva foi de 70 milímetros (mm), isto é, 70 litros por metro quadrado. Foram duas pancadas de chuva durante à tarde de 09 de abril, em que apenas no primeiro temporal se registrou 20mm de chuva em sua uma hora e meia de duração. A Defesa Civil de São João de Meriti ficou em estado de Alerta 3. Para de 10 de abril está previsto uma precipitação de 20mm.
Três casas foram interditadas devido a deslizamentos. Em uma delas, no bairro de Sumaré, onde havia seis pessoas (quatro mulheres e duas crianças), a terra travou as portas e janelas. Agentes da Defesa Civil meritiense, já com a adesão dos 25 novos concursados – estes treinados na semana passada –, responderam rápido ao chamado de emergência, escavando o barro e retirando as vítimas com vida do local. As famílias foram cadastradas na Promoção Social.
Para o subsecretário de Defesa Civil da secretaria municipal de Ambiente e Defesa Civil, major Alexandre Silveira, o não registro de vítimas fatais apesar da quantidade de chuva deu-se pelo grande número de voluntários de Defesa Civil na cidade.
“Hoje temos em torno de 7 mil pessoas capacitadas em prevenção de desastres, uma referência nacional quanto a voluntários de Defesa Civil num município. As Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) são muito importantes na proliferação de conhecimento e alerta nas comunidades. Por isso, mesmo com a absurda quantidade de chuva e pontos de deslizamento, não houve vítimas fatais”, disse o major.
Para dar continuidade ao trabalho de prevenção de desastres naturais na cidade, a Defesa Civil está mais reforçada. Além da entrada dos concursados para compor o contingente da Defesa Civil de São João de Meriti, agora sua capacidade técnica de vistoria aumentou em quatro vezes em relação a 2009, com a aquisição de mais duas máquinas fotográficas.

Publicado em: 10/04/2012