China restringe grandes vendas de ações

Arquivado em:
Publicado Quinta, 07 de Janeiro de 2016 às 08:40, por: CdB

O órgão regulador disse que as regras têm o objetivo de evitar o efeito de reduções acionárias "intensivas e maciças" por executivos de alto escalão

Por Redação, com Reuters - de Xangai: O órgão regulador do mercado de capitais da China divulgou regras nesta quinta-feira para restringir as vendas de ações pelos principais acionistas de empresas listadas, buscando conter a queda do mercado, mas a medida ameaça enfraquecer mais a confiança do investidor. As restrições foram anunciadas quando as ações caíam 7% após meia hora de negociações, provocando o "circuit breaker". As vendas generalizadas deveram-se em parte a temores de que uma proibição regulatória às vendas de ações adotadas durante as perdas vistas no ano passado vencesse na sexta-feira.
yuan.jpg
As restrições foram anunciadas quando as ações caíam 7% após meia hora de negociações, provocando o "circuit breaker"
Os principais acionistas não podem vender mais do que 1% do capital acionário de uma empresa listada, através do sistema centralizado de ofertas das bolsas a cada três meses, disse o órgão regulador em seu site. Além disso, os principais acionistas têm que informar seus planos 15 dias úteis antes das vendas, de acordo com as regras, efetivas a partir de 9 de janeiro. O órgão regulador disse que as regras têm o objetivo de evitar o efeito de reduções acionárias "intensivas e maciças" por executivos de alto escalão e grandes acionistas de empresas listadas definidos como investidores com mais de 5% de participação.

BC da China determina taxa do iuan 0,5% mais fraca

O banco central da China definiu sua taxa referencial do iuan em 6,5646 por dólar antes da abertura do mercado desta quinta-feira, nível mais fraco desde março de 2011. A taxa oficial ficou 0,5% mais fraca do que a de quarta-feia, quando estava em 6,5314 por dólar, maior queda diária desde agosto, quando Pequim surpreendeu o mercado com uma abrupta desvalorização de 2% da moeda chinesa. Pequim tem dito que está avançando na direção de uma taxa cambial baseada no mercado, afrouxando a relação da moeda contra o dólar.
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo