Bloco questiona governo sobre despedimento coletivo na empresa Move On

28/1/2012 21:02,  Por Esquerda.net

Empresa de calçado de Esmoriz anunciou esta semana que irá despedir 100 trabalhadores. Deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares esteve com os trabalhadores e questionou o Ministro da Economia e do Emprego.Artigo |29 Janeiro, 2012 – 01:00Bloco questiona o governo sobre de que forma irá o governo garantir a defesa e o respeito pelos direitos dos trabalhadores e que medidas serão tomadas para averiguar da responsabilidade da administração da empresa na situação atual.

A empresa Move On, “detida em 51% pela multinacional indiana Tata, que se tornou no maior acionista após ter adquirido a posição que era detida pelo Estado no capital social da empresa”, justifica o despedimento destes 100 trabalhadores argumentando que tem vindo a acumular prejuízos desde 2010 e que a carteira de encomendas registou uma redução expressiva.

Certo é que, segundo o deputado bloquista, “ainda há três meses o Sindicato do Calçado dos Distritos de Aveiro e Coimbra terá estado reunido com a administração da empresa e esta não terá comunicado as dificuldades que agora utiliza para justificar os despedimentos”.

Pedro Filipe Soares lembra ainda que existiu “um compromisso entre o Estado português e o grupo indiano Tata, na altura da venda da posição estatal, que previa a manutenção da empresa de Ovar e dos seus postos de trabalho”.

Nesse sentido, Pedro Filipe Soares defende que “o governo, que constantemente dá o sector do calçado como exemplo no seu crescimento, tem de prosseguir uma política ativa no acompanhamento da situação relatada, tendo em vista a manutenção dos postos de trabalho e a defesa dos direitos dos trabalhadores”.

No documento enviado ao Ministério da Economia e do Emprego, o dirigente bloquista questiona o governo sobre de que forma irá o governo garantir a defesa e o respeito pelos direitos dos trabalhadores e que medidas serão tomadas para averiguar da responsabilidade da administração da empresa na situação atual.

PreviewAttachmentSizePergunta_MoveOn_MEE.pdf330.38 KB


Matérias Relacionadas:

  1. Governo e Ecad divergem sobre supervisão do órgão
  2. Marinor Brito questiona decisão do Senado de alugar nova frota de automóveis 
  3. Bloco propõe taxar mais-valias bolsistas
  4. ONU quer investigação independente sobre mortes na Síria




Compartilhe esta matéria:


Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

Os comentários estão desabilitados!

Edição Impressa


Edição de Ontem