BENTO XVI PEDE MEDIDAS CONTRA A FOME

CIDADE DO VATICANO, 1 JUL (ANSA) – O papa Bento XVI pediu para que o novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, garanta o crescimento da produção de alimentos.
   
Em discurso na 37º Conferência da FAO, o Pontífice convidou a entidade a “relançar sua própria estrutura, livrando-se de obstáculos que a afastem do objetivo da sua Constituição, que é o de garantir o crescimento nutricional, a disponibilidade da produção alimentar e o desenvolvimento das áreas rurais”.
   
Bento XVI também destacou a necessidade da “plena sintonia” entre a FAO e os governos mundiais em iniciativas contra a fome.
   
Segundo o Papa, a “atual conjuntura” global aponta para uma “redução dos recursos econômicos e financeiros, enquanto o número de famintos no mundo não diminuiu conforme o esperado”.
   
O Pontífice também saudou publicamente o senegalês Jacques Diouf, que está deixando o cargo de diretor-geral da entidade. Para Bento XVI, ele “tornou a FAO capaz de enfrentar os problemas e as crises determinadas pelas mutáveis realidades globais” com “competência e dedicação”. (ANSA)