Barco de jornalista brasileiro afunda na Antártica

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O barco de bandeira brasileira Mar Sem Fim naufragou na Antártica neste sábado (7), de acordo com informações divulgadas pela Marinha. Ninguém ficou ferido. O barco, do jornalista João Lara Mesquista, afundou na Baía Maxwel, em frente à Base Chilena Presidente Eduardo Frei Montalva. Os quatro tripulantes foram levados para a base chilena antes do naufrágio, devido às péssimas condições climáticas na região, que já ameaçavam a segurança na embarcação.

Acredita-se que o acúmulo de gelo comprimiu o barco, levando-o a afundar. De acordo com a Marinha, navios brasileiros ainda não conseguiram chegar ao local do naufrágio por causa da grande quantidade de gelo no mar. Com apoio dos chilenos, os militares estão adotando medidas para evitar danos ambientais.

Em fevereiro deste ano, um incêndio destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar e de pesquisa operada pela Marinha. Dois militares morreram e um ficou ferido na tentativa de apagar as chamas na casa de máquinas, onde o incêndio começou. O governo federal liberou R$ 40 milhões para a reconstrução da base.

Edição: Vinicius Doria