Pelo menos quatro pessoas morreram nesta quarta-feira (13) em um ataque com mísseis lançado por um avião não-tripulado dos Estados Unidos na região tribal paquistanesa do Waziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão, informou uma fonte de segurança.
O ataque estava dirigido contra um veículo e aconteceu em uma estrada próxima da capital regional, Miranshah, segundo explicou a fonte ao jornal paquistanês Express Tribune.
Os ataques de aviões não-tripulados são cada vez mais frequentes nessa parte do país asiático e têm atingido muitos civis.
Segundo seus defensores, este tipo de ataque serve para golpear com grande precisão alvos insurgentes. Mas não é isso que dizem ativistas e setores políticos no Paquistão, que criticam a utilização dess tipo de tecnologia justamente porque provoca a morte de civis e viola a soberania nacional.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aumentou notavelmente a frequência destes ataques após assumir o poder em 2009 como parte de sua estratégia para encontrar uma saída à guerra afegã, na qual o Paquistão é um ator essencial.
No começo de junho, Washington contabilizava 22 ataques com drones no curso deste ano, com um salto total de 151 mortos.
Com Efe
..