Rio de Janeiro, 20 de Fevereiro de 2026

Alunos de pré-vestibular comunitário entram em universidades

Para qualquer jovem, a escolha da profissão pode ser algo difícil. Mas para Cyro Renato, de 18 anos, e Carina Pires, de 19, as opções já estavam escolhidas. Ambos queriam cursar Medicina, mas optaram por outros caminhos. Os jovens são moradores da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio.

Quarta, 26 de Agosto de 2015 às 11:19, por: CdB
Por Redação, com ACS  - do Rio de Janeiro:
Para qualquer jovem, a escolha da profissão pode ser algo difícil. Mas para Cyro Renato, de 18 anos, e Carina Pires, de 19, as opções já estavam escolhidas. Ambos queriam cursar Medicina, mas optaram por outros caminhos. Os jovens são moradores da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, e fizeram o curso pré-vestibular comunitário no Centro de Referência da Juventude (CRJ) da comunidade, espaço vinculado à Superintendência da Juventude, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Cyro e Carina também participaram de outro programa voltado para a juventude, o Caminho Melhor Jovem (CMJ). Por meio de oficinas, os jovens tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento.
alunos1.jpg
Jovens da Cidade de Deus ingressaram em universidades públicas de referência
Para Carina, que está cursando Odontologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o pré-vestibular foi uma forma de complementar o 3° ano. - Os professores eram bem didáticos e isso facilitou bastante o aprendizado. A gente sabe o quanto é caro um curso desse tipo. Ou seja, foi uma ótima oportunidade. Mas não imaginava que passaria logo na primeira tentativa - afirmou a jovem. Cyro Renato prestou vestibular para três instituições e, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conseguiu a vaga para o curso de Ciências da Matemática e da Terra na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Uma escolha inusitada para alguém que queria ser médico. - Passar no vestibular era um objetivo. A gente espera, acredita e segue estudando. A estratégia foi me dedicar mais nas matérias que não tinha tanta facilidade, estudava pela internet. Dentro desta profissão, quero estudar o universo, cientificamente falando - disse Cyro. Após a formatura, Carina pretende prestar concurso público para a área de Odontologia. De acordo com a universitária, o curso tem um alto investimento. - O mercado está um pouco saturado. Por isso, vejo os concursos públicos, principalmente os militares, como um bom caminho - explicou Carina. Cyro elege o astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson como o seu ídolo. - Gosto da história de vida dele. Ele era pobre e hoje é um dos maiores nomes da física. É a minha inspiração para continuar. Só a educação muda a visão da juventude - disse Cyro.
 
Tags:
Edições digital e impressa