Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

Alerta de ressaca na orla permanece no Rio

O alerta do Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil, de ressaca na orla do Rio, com ondas de até 3 metros, permanece até as 10h desta segunda-feira

Domingo, 30 de Outubro de 2016 às 09:26, por: CdB

O trabalho de recuperação das áreas contou ainda com equipes da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e da Guarda Municipal

Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro:

 

O alerta do Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil, de ressaca na orla do Rio, com ondas de até 3 metros, permanece até as 10h desta segunda-feira, mas na Praia do Leblon, na Zona Sul da cidade, o local mais atingido no sábado, as pistas da Avenida Delfim Moreira, nos dois sentidos, já foram liberadas pelo Centro de Operações da prefeitura.

rio-7.jpg
Ressaca na orla do Rio

A primeira liberada foi a que fica próxima aos prédios da via, interditada, no trecho entre a Avenida Bartolomeu Mitre e o Jardim de Alah. A pista próxima à praia foi aberta ao tráfego na madrugada de hoje.

A ressaca atingiu também os bairros da Barra e do Recreio, na Zona Oeste, com alagamento das pistas e acúmulo de areia. A limpeza nos três bairros foi feita pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). Ela montou uma operação com 196 garis e o uso de 24 veículos.

Entre eles caminhões basculantes, pás mecânicas e tratores. A Comlurb informou que a maior parte da areia recolhida foi colocada de volta nas praias.

O trabalho de recuperação das áreas contou ainda com equipes da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e da Guarda Municipal.

Ciclovia Tim Maia

A Ciclovia Tim Maia está interditada desde as 22h30 de sexta-feira. A interdição é feita pela prefeitura sempre que ocorrem ondas fortes no local. No dia 21 de abril, parte da ciclovia despencou por causa de uma ressaca e causou a morte de duas pessoas.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio recomendou que a população evite o banho de mar. Nas áreas onde as ondas estejam muito fortes. A prática de esportes nas praias, permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar e, se as ondas atingirem ciclovias, trafegar de bicicleta na orla.

A prefeitura pede ainda que os pescadores não naveguem durante o período de ressaca. No caso de resgate de vítimas de acidente, a recomendação é acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Previsão

A previsão é de predomínio de céu nublado na cidade do Rio. Com temperaturas permanecendo estáveis, com máxima de 27°C e mínima de 15°C. Os ventos terão intensidade fraca a moderada ao longo do dia.

Metrô

Os passageiros que quiserem utilizar o MetrôRio vão contar com os serviços da Linha 4 nas estações entre Ipanema, na zona sul, e a Barra da Tijuca, que ficarão abertas até as 21h. A transferência entre as Linhas 1 e 4 poderá ser feita até as 21h.

O bilhete do metrô custa R$ 4,10 e o usuário não precisará pagar outra passagem na troca entre as linhas. As Linhas 1 e 2 funcionam até as 23h, com possibilidade de transferência entre elas na estação Estácio. As linhas Metrô Na Superfície, nos trechos Ipanema e Gávea, e entre Botafogo e Gávea também funcionarão normalmente.

Áreas de lazer

Por causa da eleição, as áreas de lazer do município do Rio foram suspensas neste domingo. A prefeitura adotou a medida para garantir a melhor mobilidade dos eleitores. A prefeitura recomendou que eleitores que moram perto do local de votação façam os deslocamentos a pé ou de bicicleta.

Para os que estiverem distantes de seus locais de votação, o melhor, segundo a prefeitura, é usar transporte público como os BRTs, ônibus de linhas regulares, metrô, trem, VLT e barcas.

Tags:
Edições digital e impressa