Rio de Janeiro, 25 de Março de 2025

Pesquisa mostra que Lula venceria qualquer adversário na eleição

Não há menção ao nome de Jair Bolsonaro (PL) em nenhum dos cenários porque o ex-presidente está inelegível desde 2023.

Segunda, 03 de Fevereiro de 2025 às 17:54, por: CdB

Não há menção ao nome de Jair Bolsonaro (PL) em nenhum dos cenários porque o ex-presidente está inelegível desde 2023.

Por Redação – de São Paulo

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira indica que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera as intenções de voto em todos os seis cenários projetados para o primeiro turno. Lula se mantém à frente de todos os outros nomes em percentagens que variam entre 28% e 33%. 

lula-entrevista1.jpg
O presidente Lula permanece como favorito à reeleição

O estudo coloca na disputa o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido), o coach Pablo Marçal (PRTB), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Não há menção ao nome de Jair Bolsonaro (PL) em nenhum dos cenários porque o ex-presidente está inelegível desde 2023. De acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele não pode concorrer em nenhum pleito por oito anos, por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.

 

Projeção

Em um primeiro cenário da pesquisa, Lula marca 30% das intenções de voto, seguido por Tarcísio de Freitas (13%), Gusttavo Lima (12%) e Pablo Marçal (11%). Outros nomes como Ciro Gomes (9%), Romeu Zema (3%) e Ronaldo Caiado (3%) também aparecem. 

Uma segunda projeção – sem Tarcísio de Freitas e com Eduardo Bolsonaro na lista – também mostra o atual presidente à frente. Lula obtém 28%, com Gusttavo Lima e Marçal empatados com 12% cada, e o filho de Bolsonaro com 11%.

A projeção sem Tarcísio e Eduardo mostra Lula com 32%. Marçal (14%), Gusttavo Lima (13%) e Ciro (12%) aparecem logo atrás. Já em um cenário sem Marçal, Gusttavo Lima sobe para 18% contra 33% de Lula, e Ciro Gomes atinge o terceiro lugar (13%).

 

Segundo Turno

Em simulações de segundo turno, Lula também sairia vitorioso contra todos os possíveis candidatos testados. Gusttavo Lima apresenta o melhor desempenho contra o presidente, com 35% das intenções de voto contra 41% de Lula.

Outros nomes como Tarcísio, Marçal e Eduardo Bolsonaro alcançam 34% cada contra Lula, que obteria entre 43% e 44% dos votos. Zema e Caiado teriam os piores desempenhos, com 28% e 26%, respectivamente, contra 45% de Lula.

No levantamento espontâneo, 78% dos entrevistados se declararam indecisos, 9% mencionaram Lula e 9% Jair Bolsonaro. Gusttavo Lima foi citado por 1% dos entrevistados.

Edições digital e impressa