Rio de Janeiro, 09 de Dezembro de 2024

Fifa realiza audiência sobre recurso de Blatter

Arquivado em:
Terça, 16 de Fevereiro de 2016 às 11:00, por: CdB

 

Fontes próximas a Blatter disseram que ele chegou à sede da Fifa, se livrando de cinegrafistas e fotógrafos que esperavam sua chegada

  Por Redação, com Reuters - de Zurique:   O presidente suspenso da Fifa, Joseph Blatter, esteve nesta terça-feira na sede da entidade máxima do futebol mundial para acompanhar uma audiência de apelação contra a suspensão de oito anos imposta pelo comitê de ética da entidade. Blatter, de 79 anos, foi suspenso em dezembro juntamente com o chefe do futebol europeu, Michel Platini, devido a um pagamento de 2 milhões de francos suíços (US$ 2 milhões) feitos pela Fifa ao francês em 2011. O trabalho tinha sido feito na década anterior.
fifa-1.jpg
O presidente suspenso da Fifa, Joseph Blatter, esteve nesta terça-feira na sede da entidade máxima do futebol mundial
O comitê de ética da Fifa, que impôs as sanções a Blatter e Platini, disse que o pagamento, feito num momento em que o suíço buscava a reeleição, não tinha transparência e apresentava conflitos de interesse. Ambos negaram as acusações. O caso está agora sendo avaliado pelo Comitê de Apelações da Fifa. Fontes próximas a Blatter disseram que ele chegou à sede da Fifa às 7h30 (horário local), se livrando de cinegrafistas e fotógrafos que esperavam sua chegada mais tarde. O assessor de Blatter Thomas Renggli disse à agência inglesa de notícias Reuters que o dirigente suspenso espera ter um veredicto final ainda nesta semana. A entidade que comanda o futebol mundial está envolvida em uma série de escândalos de corrupção, que resultaram em indiciamentos dos Estados Unidos contra vários dirigentes. Entre os indiciados estão o presidente afastado da CBF, Marco Polo Del Nero, e os ex-presidentes da entidade Ricardo Teixeira e José Maria Marin, este último em prisão domiciliar nos EUA.

Candidato à presidência

O candidato à presidência da Fifa xeique Salman bin Ebrahim al Khalifa planeja manter a sede mundial da entidade em Zurique, assim como a denominação "Fifa", caso vença a votação pelo cargo no fim do mês. Salman, em uma entrevista publicada no jornal de Zurique Tages-Anzeiger no último sábado, também negou as acusações de ter feito uso pessoal dos recursos da associação de futebol do Barein, que ele dirigia à época em que foi escolhido para o comitê executivo da Fifa. – A Fifa sempre esteve em Zurique – disse ele ao ser questionado o quão frequente seria a presença dele, uma cidadão do Barein, na cidade caso suceda Blatter, um suíço. "Eu não vejo nenhuma razão para mudar isso... Estarei em Zurique na frequência necessária." Ele também não planeja mudar o nome "Fifa", envolto em escândalos. "É o trabalho que deve mudar, não o nome", disse Salman. "Precisamos de zero tolerância com a contravenção, fraude e corrupção."    
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo