Rio de Janeiro, 17 de Janeiro de 2025

Cunha: novo relator apresenta na terça parecer sobre processo

Arquivado em:
Quinta, 10 de Dezembro de 2015 às 10:14, por: CdB

O deputado, nomeado novo relator do processo contra Cunha, também elogiou o presidente do Conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA)

Por Redação, com ABr - de Brasília: O deputado Marcos Rogério (PDT-RO), novo relator do processo sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou, nesta quinta-feira, que na próxima terça-feira apresentará formalmente o novo relatório sobre o caso e lembrou que, como já era de conhecimento de todos os parlamentares, será favorável à admissibilidade do processo.
Eduardo-Cunha-Reuters.jpg
O processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, no Conselho de Ética da Casa tem novo relator
- Meu parecer em razão da discussão da matéria já é conhecido de todos, então apresentarei apenas de maneira formal meu relatório - disse Marcos Rogério, destacando que, por zelo ao processo, não apresentaria o voto imediatamente. - Vou repeitar o devido processo. Não aturarei com açodamento nem procrastinação, serei na condição de relator, um ajudante de cumpridor do regimento. Vou zelar pela probidade do processo - afirmou. O relator também elogiou o presidente do Conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), que, segundo ele, mesmo discordando da substituição do antigo relator, Fausto Pinato (PRB-SP), agiu com a cautela que o processo exige acatando a decisão da vice-presidência da Casa. A defesa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse, na quarta-feira, ao Supremo Tribunal Federal (STF) que um eventual pedido de afastamento do cargo será “absurdo e infundado”, segundo manifestação enviada espontaneamente ao ministro Teori Zavascki, relator dos dois inquéritos a que Cunha responde na Corte, relacionados com a Operação Lava Jato. Na petição, os advogados afirmam que tomaram a iniciativa de levar o assunto à Corte diante de notícias publicadas na imprensa sobre eventual pedido de afastamento de Cunha por parte da Procuradoria Geral da República ( PGR). A defesa também negou que Cunha esteja atrasando os trabalhos da Comissão de Ética da Câmara que analisa a abertura de seu processo de cassação por falta de decoro, por meio de recursos e atos para impedir a realização das sessões no período da manhã, quando não há sessões do plenário. Votação O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PSD-BA), convocou para a próxima terça-feira, às 9:30h, uma reunião do colegiado para apresentação e votação do relatório do deputado Marcos Araújo a relatoria do processo contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Para garantir que a apreciação do relatório não seja atrapalhada por manobras de aliados do presidente da Câmara, Araújo já convocou reuniões do Conselho também para a tarde de terça-feira e para quarta-feira, manhã e tarde.
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo