545 mil prestarão o Enem para encurtar ensino médio

(1’27” / 341 Kb) – Entre os candidatos que serão submetidos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 545 mil declararam – na ficha de inscrição – que estão em busca do certificado de conclusão do ensino médio. Dependendo do desempenho na prova, o documento pode ser concedido sem a necessidade de conclusão dos estudos.

Desde 2009, participantes maiores de 18 anos que por algum motivo não tenham concluído a educação básica na idade esperada podem conseguir o diploma de ensino médio por meio do Enem. O documento é expedido pelas secretarias de educação e institutos federais.

O aluno pode pedir o certificado de conclusão por disciplina ou de toda a etapa. Para isso, precisa atingir notas mínimas que são estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2009, apenas 69 mil atingiram a nota exigida e conseguiram o certificado. Em 2010, 110 mil foram declarados aptos.

As provas serão aplicadas neste final de semana (22 e 23) em todo o país. O MEC contabilizou 5,3 milhões de inscrições. A participação é voluntária. O Enem já é reconhecido como um dos principais meios de acesso ao ensino superior, tendo substituído o vestibular em mais de 50 universidades federais. A nota também é utilizada para a concessão de bolsas no ProUni.

De são Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

20/10/11