Publicidade

. : Secretário de Segurança debate novas tecnologias para proporcionar mais proteção aos petropolitanos

18/4/2012 18:49
Por Prefeitura de Petrópolis


Durante a última semana (09/04 a 12/04), foi realizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a maior feira de Segurança e Defesa da América Latina. O evento, em sua oitava edição, patrocinado pela LAAD – Defence & Security, tem como principal objetivo apresentar ferramentas de última geração para a segurança pública e defesa nacional. O município de Petrópolis foi representado pelo secretário responsável pela pasta, Hélio Moura.

A Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa foi centro para a realização de palestras, onde foram tratados tópicos como armamentos, sistemas de comunicação e sistemas de comando e controle. O debate e as novas tecnologias apresentadas vêm ao encontro dos próximos passos para a segurança e defesa em nível nacional, com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

No local, estiveram reunidos profissionais do setor de segurança e convidados, como o ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Cardozo, responsável pela abertura do evento; a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki; chefes da Polícia Civil; comandantes gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares; superintendentes regionais da Polícia Federal; superintendentes regionais de Polícia Rodoviária Federal; representantes do Conselho Nacional de Guardas Municipais e do Conselho Nacional de Secretários e de Gestores Municipais de Segurança Pública; oficiais das Forças Armadas e participantes dos colégios de Secretários Estaduais de Segurança Pública.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS), Benedito Mariano, foi representado no evento pelo presidente do Conselho Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (COESEMS-RJ), Hélio Moura.

“Este foi um evento importante e que trouxe à tona temas que devem ser debatidos e aplicados para garantir mais segurança. Além disso, a troca de experiências faz com que tracemos metas que possam ser aplicadas à realidade de Petrópolis”, constatou Hélio Moura.

Após marcar presença no evento, na última quinta-feira (12/04), Hélio Moura reuniu todos os outros secretários e gestores municipais do Estado para um debate onde foram abordados temas como a defesa social dos municípios; a captação de recursos junto aos governos Estadual e Federal; o consórcio de segurança para as microrregiões do Estado; o reaparelhamento das Guardas Municipais; a criação de Gabinetes de Gestão Integradas Municipais (GGI-Ms) para os municípios que ainda não o possuem; a migração de manchas criminais; o acesso a Infoseg, Marco Regulatório e outras ferramentas essenciais como videomonitoramento, viaturas e motocicletas para melhor mobilidade e aquisição de equipamentos não letais para as Guardas Municipais.




Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

Deixe um comentário